Caio de Andrade

caio de andrade

Dramaturgo, diretor, produtor e roteirista, nasceu em Lorena, cursou jornalismo no Rio de Janeiro e frequentou renomados cursos que forjaram sua formação teatral. Trabalhou na TV Manchete, supervisionando criação de textos para ações de merchandising em novelas e minisséries. Em 1998, vai para Buenos Aires assinar a tradução e adaptação da novela infantojuvenil “Chiquititas”. Voltando ao Rio, dedica-se inteiramente ao teatro.

 

A partir de então, escreve e dirige espetáculos, muitos deles ganhadores ou indicados a importantes prêmios como o Governo do Estado, Shell, Maria Clara Machado, entre outros. Desenvolveu, no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio, o “História Em Cena”, projeto de formação de plateia que resultou num convite para participar, na Inglaterra, de encontros sobre teatro-educação.

 

Em 2013 volta para Lorena, sua cidade natal, como diretor artístico do Teatro Teresa D’Ávila, onde ficou durante cinco anos e foi responsável pela vinda de mais de 50 espetáculos com grandes nomes da cena nacional, além de ministrar duas oficinas teatrais oferecidas para estudantes de ensino médio e outra para os universitários da Unifatea (instituição salesiana que abriga o teatro). Na mesma ocasião retoma as funções de diretor e dramaturgo da COMPANHIA PALCO DA HISTÓRIA, fundada por ele em 2008.

 

Pensando em se dedicar exclusivamente aos projetos da companhia, com a intenção de desenvolver trabalhos em pesquisa cênica e a criação de um repertório próprio cria, em 2019, o TEATRIM – CULTURA E ARTE, sede da COMPANHIA PALCO DA HISTÓRIA, com espaço para oficinas, encontros, grupos de estudo e um teatro de 120 lugares situado no centro de Lorena, ao lado do Mercado Municipal da cidade. Participou de festivais nacionais e encontros internacionais, como o Festival de Viena, Festival Iberoamericano de Cádiz, Festival Internacional de Teatro de Buenos Aires, Cruze de Escenas de Las Palmas de Gran Canária, entre outros.